Justiça

Ex-prefeito de Ribeirão Cascalheira (740 km de Cuiabá), Adário Carneiro Filho (PSD) foi morto a tiros por dois homens numa moto preta de modelo ainda não divulgado, informou, no começo desta tarde (11), o delegado Deuel Santana.

Carneiro Filho, segundo a Polícia Civil, estava a apenas 100 metros do Fórum daquela cidade quando foi abordado pelos dois homens. Eles encostaram, falaram algo para o ex-prefeito e, em seguida, acertaram-no com pelo menos quatro tiros.

Populares chamaram a polícia, que o socorreu logo em seguida, mas ele já estava além de qualquer ajuda quando chegou ao hospital, apesar de ainda sair com vida do ponto onde foi atacado.

Testemunhas teriam visto os assassinos fugindo na tal moto preta em sentido ao município vizinho de Água Boa (680 km da Capital), com um detalhe pitoresco: um deles usava um capacete cor-de-rosa. Os policiais militares das cidades de Ribeirão Cascalheira, Água Boa e Canarana estão no encalço dos atiradores.

O ex-prefeito era fazendeiro e investigado por diversos crimes contra a administração pública. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) divulgou, à época, informações dando conta de que a movimentação financeira de Carneiro Filho era incompatível com o que declarava como renda entre 2003 e 2005.

Ele era também um dos alvos da chamada Operação Pluma, realizada em 2009 pela mesma Polícia Civil, e tido como um dos operadores do crime organizado na região de seu município. Operação Pluma, aliás, que envolvia diversos coronéis da Polícia Militar e vários outros fazendeiros num escândalo de grilagem de terras e disputa por posse de terras, com homicídios envolvidos nesses, inclusive.